Família Donà/Donato: da Itália para Minas Gerais

Stonehouse
Photo by Marc Zimmer on Unsplash

Olá! Tudo bem? Hoje iremos falar sobre a origem de parte da minha família materna. Mais especificamente, falaremos sobre a família Donà.

Em 1888, chega uma família de sobrenome Donà na Hospedaria Horta Barbosa, um estabelecimento para o acolhimento de imigrantes, em Juiz de Fora-MG. Neste local, as famílias eram cadastradas, permaneciam alguns dias e seguiam para seu destino programado. Segundo consta na ficha de registro, a família chegou ao Brasil através do vapor Cheribon.

No livro de registro da hospedaria de Juiz de Fora, foi possível levantar que a família de imigrantes era constituída do patriarca, Girolamo Donà e sua esposa, Anastasia Libralato. O casal chegou ao Brasil com 6 filhos, sendo eles: Giacinto Donà, Sebastiano Giovanni Donà, Ernesta Vittoria Donà, Teresa Giovanna Donà, Fermo Rustico Donà e Giacomo Giovanni Donà. Giacinto, o mais velho, tinha 10 anos na data de chegada à hospedaria; o mais novo, Giacomo, tinha menos de um ano de idade.

Girolamo é filho de Bartolommeo e Maria Zecchin; Anastasia, por sua vez, era filha de Giacinto-Eugenio Libralato e Vittoria Baesso.

O comune (ou a comuna, em português) onde se casaram e tiveram todos os seus filhos é Trebaseleghe. Este local fica na província de Padova, na Região do Veneto, na Itália. O comune tinha 12927 habitantes em 31 de dezembro de 2016, segundo o Istituto Nazionale di Statistica (Istat, equivalente italiano ao nosso IBGE). Estes dados foram compilados pelo portal tuttitalia.it, conforme este link.

Infelizmente, por causa de equívocos muito comuns no passado, o sobrenome deste núcleo familiar sofreu alteração no Brasil. No meu ramo familiar, do Sebastiano Giovanni Donà, o sobrenome passou a ser grafado como Donato já a partir do seu casamento. O agora chamado Sebastião Donato iniciou, a partir daí, uma extensa árvore de descendentes nas cidades de Muriaé , Santana de Cataguases, Cataguases, entre outras cidades mineiras.

Girolamo (no Brasil, Jerônimo) e Anastasia tiveram, pelo que já se levantou, alguns filhos no Brasil. Apesar disso, ainda não consegui localizar junto aos cartórios o assento dos nascimentos. Sebastião e seus irmãos se estabeleceram na zona rural das regiões previamente citadas, continuando aquilo que seus pais já faziam na Itália: agricultura.

Comecei a levantar estes e outros dados sobre a família em 2009, graças à ajuda importantíssima de alguns familiares. Em setembro deste ano, se tudo ocorrer como planejado, eu e minha irmã iremos visitar Trebaseleghe e alguns outros locais da Itália. Acompanhe o blog para mais informações!

Se você é descendente de um destes imigrantes ou possui parentes com o sobrenome Donato ou Donà/Doná na Zona da Mata Mineira, fique à vontade para entrar em contato através do formulário do blog. Hoje, já tenho as informações de data e local do casamento de Girolamo e Anastasia, assim como do nascimento dos seis filhos que possuíam na época da chegada.

Arrivederci!

Anúncios

Publicado por

Adriano Donato Couto

Ítalo-brasileiro nascido em Minas Gerais, morando atualmente em Londres. Desenvolvedor de software. Italo-brasiliano nato a Minas Gerais. Abito attualmente a Londra. Sviluppatore di software. Italian-Brazilian that was born in Minas Gerais (Brazil). Living in Londron currently. Software developer.

14 comentários em “Família Donà/Donato: da Itália para Minas Gerais”

  1. Olá Adriano, muito legal seu Blog, parabéns. Eu sou neto de Carolina Donato, nascida em Campinas mas casou-se em Guaxupé onde a família vivia, seus pais Bruno Donato e angelina Donato, de Calábria.. será que somos parentes? Daniel venixinfo@gmail.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Muito obrigado pelo apoio. Fico feliz com este retorno.
      Sobre o sobrenome… Se eles são da Calábria e lá o sobrenome era Donato, acho pouco provável que sejamos da mesma família. Meu sobrenome veio da província de Padova. Originalmente, se escrevia Donà. Sofreu alterações no Brasil, pegando emprestado a grafia “Donato”.
      Já é reconhecido italiano?
      Abraço!

      Curtir

      1. Minha bisavó é Cecília Maria Donato caso alguém puder ajudar eu agradeço porque ando em busca da certidão desde já obrigado

        Curtir

      1. Olá, tudo bem?
        Me envia um e-mail com mais informações dela, inclusive com os dados dos pais dela.
        Dessa maneira, posso tentar te indicar possíveis locais caso ela seja da mesma família de imigrantes que a minha família. 🙂
        Você consegue enviar essa mensagem na seção “Contato” do blog.
        Abraço!

        Curtir

  2. Olá. minha família é do interior de sp e Minas. porém acredito ter tido erro De grafia, pq não há meu sobrenome fora do vínculo familiar.
    família Dionato

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Realmente… Nunca vi esse sobrenome.
      Pode ser Donato, Donà (o meu era Donà e virou Donato no Brasil). Há outros formatos também, como Donati.
      Se você conseguir os dados do seu antepassado italiano e dos pais deles, pode ser que consiga esclarecer essa dúvida em um grupo bem bacana no Facebook, o “Cidadania Italiana – Área Livre”. Se quiser o link do grupo, me envia uma mensagem na seção de contatos aqui do blog, que te respondo por e-mail.
      Abraço e boa sorte!

      Curtir

  3. Minha avó se chama Izilda Maria Donato, nasceu em Muriaé e hoje mora numa cidade próxima (Itaperuna-RJ), tudo o que sei sobre a família foi ela que contou, só sei que meu bisavô chegou ao país com 6 anos de idade e que vieram pra Muriaé-MG. Já havia pesquisado informações do sobrenome algumas vezes e é a primeira vez que acho alguma informação relevante.

    Curtir

    1. Olá!
      Que bacana, Daniel!
      Já sabe quem da família Donà poderia ser seu antepassado?
      No que eu puder ajudar, conte comigo!
      Abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.