Itália: visitando Noale e Trebaseleghe (Scorzè de bônus)

Olá! 🙂
Fiquei longe do blog por alguns dias, mas foi por uma boa causa!

Conforme dito há um tempo atrás, minha irmã e eu faríamos uma viagem à Itália em setembro. Foi nossa primeira viagem internacional! Aproveitamos para conhecer as cidades dos nossos antepassados e alguns outros pontos do país.

Para o começo da viagem, escolhemos visitar Noale e Trebaseleghe no primeiro dia completo no país (um dia após a chegada à Itália). Partindo de Padova (ou Pádua), nosso ponto de apoio para os primeiros dias no bel paese, pegamos o ônibus para Noale, que custava 3,40 (cada). Assim que se entra no ônibus, deve-se fazer a convalida do bilhete, ou seja, devemos “datar” o uso deste.

Na Itália, salvo em alguns casos, os bilhetes de trem, ônibus ou tram (uma espécie de trem urbano sobre a superfície) são vendidos para um trecho e não possuem data ou horário específicos. Quando você de fato for utilizar o bilhete, deverá fazer a convalida, que gera uma data e um horário no bilhete (impresso ou no chip do bilhete), que determina a hora que você passou pela máquina. A partir dali, você tem um determinado prazo de validade para viajar com ele. Durante o percurso, os fiscais da empresa virão para fazerem o controllo, ou seja, a checagem do bilhete. Se você não tiver descido no ponto correto ou não tiver feito a convalida, pagará multa por isso. Enquanto não fazemos esse “timbre” do bilhete, ele está válido para uso futuro. Prometo contar mais sobre isto em outro post!

Voltando à viagem… Conforme já relatei, fizemos a convalida e nos sentamos. Um pouco depois, o fiscal passou e verificou o bilhete. Um pouco mais tarde, chegamos em Noale. Por distração, passamos do último ponto do pequeno comune e só percebemos quando estávamos em Scorzè, que fica coladinho com Noale. Perguntei ao fiscal se havia mais alguma parada em Noale e este nos avisou que já havíamos saído de lá, estávamos em Scorzè. Por sorte, não nos multou. Agradecemos pela informação e descemos na próxima parada! haha

Por uma obra do destino e um pouco de sorte, Scorzè é o comune onde a mãe da nossa antepassada nasceu. Demos uma volta e conferimos a igreja de “S. Benedetto Abate” (o nosso São Benedito). Lindíssima, pode ter sido ali que a mãe da nossa trisavó Giuseppina, a Caterina Semionato, foi batizada.

Chiesa di San Benedetto Abate, em Scorzè (VE), na Itália.
Chiesa di San Benedetto Abate, em Scorzè (VE), na Itália.

O passeio estava bom, mas o nosso objetivo era visitar Noale e Trebaseleghe, então procuramos um ponto de venda de bilhetes de ônibus ali perto. Na Itália, quando não se tem uma bilheteria da própria empresa, uma opção costuma ser um tabacchi.

Por definição, um tabacchi é basicamente um local onde se vende artigos de tabaco. Além disso, porém, este tipo de estabelecimento vende bilhetes para ônibus locais, jogos de loteria, alguns snacks e várias outras coisas. Em cidades turísticas, revende também postais e demais suvenires. Por último, se você for utilizar algum serviço italiano que demande pagamento de taxa ao governo, é bem provável que tenha que se dirigir a um tabacchi e comprar uma marca da bollo com o valor correspondente de imposto. Uma marca da bollo é uma espécie de adesivo/selo que corresponde ao valor de taxa necessária para o serviço desejado. O tabacchi também pode ser chamado de tabaccaio, que é o nome de quem administra o estabelecimento.

Bilhete comprado, procuramos o ponto de ônibus da linha Treviso-Padova e seguimos viagem pouco depois.

Chegando em Noale, terra da nossa trisavó, a primeira visão que tivemos foi do La Rocca, castelo muito bonito e cartão postal da cidade. É ali que é realizado o Palio di Noale.

O Palio di Noale é um evento anual que evoca comemorações antigas que aconteciam no local. Realizada anualmente, a festa de tema medieval engloba uma série de competições típicas e outras coisas relacionadas. Há comemorações semelhantes em outros comuni italianos.

La Rocca dei Tempesta - Noale
Ao fundo, La Rocca dei Tempesta. EM volta, uma espécie de parque. Tudo muito lindo! Foto por Larissa Donato Couto.

Logo depois, demos uma volta pela região onde fica o prédio da administração do comune, que engloba diversos setores. O local é muito bonito! Logo ao lado, uma linda igreja, a Chiesa dei Santi Felice e Fortunato.

Chiesa dei Santi Felice e Fortunato - Noale
Chiesa dei Santi Felice e Fortunato (Igreja dos Santos Félix e Fortunato) – Noale
Noale
Local próximo da sede do comune de Noale. A sede fica atrás destas construções. Foto por Larissa Donato Couto.

A cidade possui algumas torres, que antigamente provavelmente pertenciam aos muros da cidade. Todas muito lindas. Na foto a seguir, vemos a Torre Oeste (Torre Ovest) através do arco que existe na Torre Leste (Torre Est).

Torre Oeste vista do arco da Torre Leste - Noale
Torre Oeste vista através do arco da Torre Leste – Noale. Foto por Larissa Donato Couto.

Logo depois, procuramos um local para comer. O mais próximo dali era a Trattoria e Pizzeria Il Palio que, como o próprio nome já diz, possui relação com o evento que citei anteriormente. A decoração, inclusive, é composta de vários itens do Palio. Comemos um spaghetti delicioso. Depois, provei pela primeira vez do tiramisù. Divino!

Logo após o almoço, resolvemos procurar um local para comprar o bilhete de trem ou de ônibus para Trebaseleghe, comune da família do nosso trisavô Sebastiano Giovanni Donà. Para a nossa surpresa, estava quase tudo fechado na cidade. Era por volta de uma da tarde naquele momento (no Brasil, umas 8 da manhã).

Graças às informações dadas por uma senhora de lá, fomos à estação e compramos os bilhetes. Custaram 1,80 euros cada um, para um percurso de trem de cerca de cinco minutos. A parte mais longa foi depois que chegamos à estação de Trebaseleghe, que fica bastante longe do centro do comune. Depois de uma caminhada de quase meia hora, chegamos até a igreja dali.

Chiesa della Natività della Beata Vergine Maria (Igreja da Natividade da Beata Virgem Maria) - Trebaseleghe
Chiesa della Natività della Beata Vergine Maria (Igreja da Natividade da Beata Virgem Maria) – Trebaseleghe

O comune é bastante simpático, mas chegamos em um dia não muito bom. Quase tudo estava fechado por ali! Ao perguntar a um casal que caminhava com seus filhos, a senhora nos explicou que, em Trebaseleghe, a tarde de quarta-feira é escolhida para giorno di chiusura. Logo, somente coisas essenciais ficam abertas a partir deste horário.

Giorno di chiusura é um descanso semanal (fora o domingo) que os comuni italianos geralmente seguem. Pode durar o dia todo ou parte do dia. Nem tudo segue esta regra. O tabacchi de lá, por exemplo, estava aberto, além de uma sorveteria e alguns outros tipos de comércio.

Depois de dar mais uma voltinha, fomos até o tabacchi mais próximo e compramos o bilhete para Padova, que custou 4,60 euros cada. Saímos às 17 horas de lá e partimos de ônibus rumo ao destino.

Bom, nosso passeio pelas três pequenas “cidades” dos antepassados italianos terminou neste ponto. Apesar de não serem muito turísticas, são locais bonitos e foi muito bacana conhecer a terra de nossos antepassados. Depois de voltar a Padova para descansar, nosso próximo destino seria Verona, que você conferirá por aqui em breve.

Espero que tenham gostado de acompanhar esta parte da viagem! Tem alguma dúvida sobre os detalhes da Itália que descrevi aqui? Conta pra mim! 🙂

Arrivederci!

Publicado por

Adriano Donato Couto

Ítalo-brasileiro nascido em Minas Gerais, morando atualmente na região de Lisboa. Desenvolvedor de software. Italo-brasiliano nato a Minas Gerais. Abita attualmente a Lisbona (Portogallo). Sviluppatore di software. Italian-Brazilian that was born in Minas Gerais (Brazil). Living in Lisbon currently. Software developer.

4 comentários em “Itália: visitando Noale e Trebaseleghe (Scorzè de bônus)”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s