Cidadania italiana: como procurar documentos de antepassados no FamilySearch?

Photo by H E N G S T R E A M on Unsplash
Photo by H E N G S T R E A M on Unsplash.

Olá!

O FamilySearch é uma ferramenta sensacional. Já falei dele aqui, mas hoje gostaria de apresentar mais alguns detalhes.

O que é o FamilySearch?

É uma enorme base de dados, tanto de cópias de registros civis, religiosos e de imigração quando de árvores genealógicas. Há também referências a mapas antigos e outras coisas, mas isso não vem ao caso aqui.

Ele é mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (popularmente conhecida como igreja dos Mórmons). Eles já microfilmaram diversas coleções de documentos em muitos países. Parte disto está online.

Para as opções que apresentamos a seguir, acessar a página principal e ir até “Pesquisar” e depois clicar em “Registros”.

Pesquisando pelo acervo indexado

Entre o imenso acervo disponível, parte está indexada e pode ser consultada através do nome e do sobrenome do antepassado, mas também através de localidade (a nível de país ou mesmo de cidade), fato ocorrido (nascimento, matrimônio, etc) e período provável. Um exemplo da tela de busca é exibido a seguir:

FamilySearch - Tela de Pesquisa 1. Captura de tela feita em 18/02/2018 apenas para fins explicativos. Fonte: https://www.familysearch.org/search
FamilySearch – Tela de Pesquisa 1. Captura de tela feita em 18/02/2018 apenas para fins explicativos. Fonte: https://www.familysearch.org/search

Ao lado dos campos de nome e sobrenome, mas também no rodapé deste formulário, há uma caixa de seleção (checkbox) para que você determine que deve ser uma pesquisa exata, sem variações (não recomendo).

Na tela de resultados, você terá duas abas (Registros e Coleções), que já indicam, respectivamente, entradas individuais e locais onde dados similares aos termos pesquisados foram encontrados.

FamilySearch - Parte da tela de resultados de pesquisa - Captura feita em 18/02/2018. Fonte: https://www.familysearch.org/search
FamilySearch – Parte da tela de resultados de pesquisa – Captura feita em 18/02/2018. Fonte: https://www.familysearch.org/search

Na coluna “View”, na aba “Registros”, há alguns ícones que indicam onde o resultado foi localizado. O símbolo de fluxograma indica que há citação em uma árvore genealógica, o ícone de uma folha de papel apresenta detalhes do registro e o ícone de uma câmera fotográfica mostra que é possível localizar uma cópia digital do registro (foto da página do livro onde consta a informação, por exemplo).

Pesquisa por Localidade

É possível que você esteja com alguns dados em mãos, mas queira procurar parentes de algum antepassado já conhecido. Nesses casos, a busca por localidade pode ser bastante útil. Outro caso é quando você simplesmente não consegue localizar nada, já que nem tudo está indexado para pesquisa.

Para isso, o site disponibiliza um mapa interativo. Clicando em uma região do mapa, abre-se uma lista com os países daquela área. Clicando em um item, o site redireciona para uma página similar à de pesquisa de registro, com opções de nomes e sobrenomes, datas, etc.

FamilySearch - Seção de pesquisa por localidade - Captura feita em 18/02/2018. Fonte: https://www.familysearch.org/search
FamilySearch – Seção de pesquisa por localidade – Captura feita em 18/02/2018. Fonte: https://www.familysearch.org/search

Abaixo do bloco de pesquisa por nomes e da lista de coleções indexadas, o site apresenta uma série de coleções disponíveis naquela localidade apenas por imagem, sem indexação. Vale vasculhar cada registro para tentar localizar os livros. Neste caso, não tem atalho. Tem que navegar entre os itens e “folhear” virtualmente os livros e grupos de registro.

FamilySearch - Seção de registros não indexados de uma localidade - Captura feita em 18/02/2018. Fonte: https://www.familysearch.org/search
FamilySearch – Seção de registros não indexados de uma localidade – Captura feita em 18/02/2018. Fonte: https://www.familysearch.org/search

Eu sei que é um pouco trabalhoso, mas nestas coleções tem muita informação valiosa! O registro da minha antepassada Giuseppina Sartori, de Noale (Venezia), por exemplo, estava na parte não catalogada.

É importante uma ressalva: muita coisa não foi disponibilizada online de forma livre. Neste caso, é necessário entrar em contato com o site para agendar uma possível visita a uma filial da igreja que possua voluntários para te atender. Visitando o local, há mais coleções disponíveis.

Informações complementares

Há outras opções para pesquisa, como busca pelo nome das coleções, buscas diretamente em árvores genealógicas ou já em um catálogo específico.

Há ainda coleções de terceiros, que são referenciadas pelo FamilySearch, mas não estão disponíveis para consulta no site deles.

Se você gostar do sistema, há também a possibilidade de ajudar nos projetos de indexação. São eles que possibilitam o acesso a uma parte cada vez maior desta coleção de dados. Para mais detalhes, acesse esse site.

É isso! O sistema é muito grande, logo, não conseguirei falar de todos os sesus recursos em apenas um post. Se surgir alguma necessidade, posso voltar a falar dele no futuro.

Tem mais alguma dica interessante? Conte pra gente!

Arrivederci! 🙂

Publicado por

Adriano Donato Couto

Ítalo-brasileiro nascido em Minas Gerais, morando atualmente na região de Lisboa. Desenvolvedor de software. Italo-brasiliano nato a Minas Gerais. Abita attualmente a Lisbona (Portogallo). Sviluppatore di software. Italian-Brazilian that was born in Minas Gerais (Brazil). Living in Lisbon currently. Software developer.

Um comentário sobre “Cidadania italiana: como procurar documentos de antepassados no FamilySearch?”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s