Pasquetta: a segunda-feira do anjo

The Three Marys at the Tomb (circa 1815-1822), por Peter von Cornelius (1783-1867). Obra atualmente em: Neue_Pinakothek, Munich, Alemanha. Em domínio público. Disponível em: Wikimedia Commons.
The Three Marys at the Tomb (circa 1815-1822), por Peter von Cornelius (1783-1867). Obra atualmente em: Neue Pinakothek, Munich, Alemanha. Em domínio público. Disponível em: Wikimedia Commons.

Para os brasileiros, as principais festividades da Páscoa geralmente se concentram na Semana Santa (semana anterior à Páscoa) e no próprio Domingo de Páscoa.

Para o calendário oficial do país, a sexta-feira de antevéspera da Páscoa é feriado nacional, conhecido também como Sexta-feira da Paixão.

Na Itália, porém, as coisas acontecem de uma forma um pouco diferente…

A Sexta-feira Santa não é considerada um feriado de fato por lá, sendo em muitos lugares um dia de meio expediente.

Diferente dela, apesar de não ser considerada dia festivo pela Igreja Católica, a segunda-feira após a Páscoa é feriado civil, tendo sido introduzido no pós-guerra.

Após a Páscoa, que é um feriado essencialmente familiar e de comemoração dentro das casas, a Pasquetta, também conhecida como Segunda do Anjo, é um dia para se comemorar fora de casa, também com os amigos e conhecidos.

Nesta data, reconhecida pela Igreja Católica como “Segunda-Feira da Oitava de Páscoa”, é lembrado o dia em que Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé, todas discípulas de Jesus, foram visitar o sepulcro para a embalsamar o corpo do Nazareno. Chegando nas proximidades de lá, porém, se assustaram ao ver que a pedra que selava o sepulcro havia sido posta de lado.

Em seguida aparece um anjo, que anuncia a ressurreição de Jesus, conforme previsto nas Escrituras. O anjo ainda pede a elas que anunciem o ocorrido aos Apóstolos.

Além da Itália, diversos outros países reconhecem a segunda-feira pós-Páscoa como feriado, mesmo que o nome da data divirja.

E você, já sabia do significado desse dia?

Para conhecer um pouco mais, te recomendo duas páginas bastante interessantes, ambas em italiano: Famiglia Cristiana e Focus Junior.

E por hoje é só! Você já conhecia esta data festiva?

Arrivederci! 🙂

Publicado por

Adriano Donato Couto

Ítalo-brasileiro nascido em Minas Gerais, morando atualmente na região de Lisboa. Desenvolvedor de software. Italo-brasiliano nato a Minas Gerais. Abita attualmente a Lisbona (Portogallo). Sviluppatore di software. Italian-Brazilian that was born in Minas Gerais (Brazil). Living in Lisbon currently. Software developer.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s