Minha São Paulo: beber e comer

Spaghettini trifolati + Saint Peter no Restaurante Spot. Foto por Adriano Donato Couto, em março de 2018.
Spaghettini trifolati + Saint Peter no Restaurante Spot. Foto por Adriano Donato Couto, em março de 2018.

Olá!

Dando continuidade ao post sobre museus que já visitei em São Paulo, gostaria hoje de indicar alguns locais bacanas para comer e beber na capital.

Tá pra nascer uma cidade com maior oferta de restaurantes, dos mais diversos temas, do que São Paulo. Meu repertório ainda é limitado, já que não saio com tanta frequência, mas já posso dizer que vale se aventurar pelas opções.

O tema é tão importante na cidade que já estamos na 22ª edição da Restaurant Week, uma temporada dedicada aos restaurantes paulistanos, em que diversos locais oferecem descontos para quem fizer uma visitinha. Para a edição desse ano, veja o site oficial. Quem tiver o paladar (e o bolso) mais VIP, pode conferir a 4ª edição da Restaurant Week Premium em São Paulo. Mais informações, também no site. Ambas as edições ocorrem entre 30/03 e 22/04. Corra!

Mas voltando ao assunto do post…

Gostaria de apresentar a vocês as opções em bares e restaurantes que já conferi por aqui até hoje. Confira a lista e me diga depois qual opção você não viu, mas também considera uma boa pedida!

 

Camden House Gastropub – Com uma pegada de pub irlandês, o Camden oferece lanches maravilhosos. O ambiente também é maravilhoso, com um estilo meio rústico. O preço não é pechincha, mas também não é nada exagerado. Vale mil vezes o dinheiro que você gasta com fast-food. No site deles, você pode ter uma ideia do local. Fica perto da Avenida 9 de Julho, na região do Itaim Bibi.

Modern Mamma Osteria – Tem um pouco mais de grana e prefere comida italiana? Ande (literalmente) menos de 100 metros a partir do Camden e pare nesta charmosa osteria. Com drinks bem gostosinhos e uma comida de comer de joelhos, vale gastar algumas horinhas por ali. O tiramisù deles também é muito saboroso, mas vem em uma porção pequena. Para não dar briga, peça um para cada membro da mesa. Site: aqui!

Vaca Véia – Um bar bem descontraído, lotado, e com drinks legais. O cardápio dali é engraçado por si só, cheio de trocadilhos e palavras de duplo sentido, além da pobre vaquinha desenhada em variadas versões. Curti bastante o bar, mas deixo uma dica: em época de jogos de futebol, fica lotado. Quase fiquei surdo por causa de uma turma sentada próxima de mim. Dê uma conferida aqui para mais detalhes.

Gelateum – Sobrou espaço para um sorvetinho e toparia mais uma caminhada na mesma rua das opções anteriores? A Gelateum é sua pedida! O senhor que me atendeu, e que parece ser dono do local, é de uma simpatia contagiante. Se te pintar uma dúvida na hora de escolher, ele tem combinações perfeitas entre os sabores disponíveis. Ainda dá para arriscar um pouco de italiano, se você não ficar tímido como eu. 🤦‍♂️ Tem a fanpage do Facebook, se quiser mais informações.

Restaurante Spot – Se você estiver perto da Avenida Paulista e quiser comer maravilhosamente bem, o Spot pode ser uma ótima opção. O “precinho” não é de prato feito, mas vale uma visita. A comida é deliciosa, os drinks são demais e a equipe técnica, minha gente, parece uma foto do paraíso. Povo lindo demais da conta! 😆 Para mais informações, você pode acessar o site deles, mas não tem erro: Alameda Ministro Rocha Azevedo, aquela ruazinha que forma esquina com a Avenida Paulista bem ao lado do Banco Central do Brasil. Tem uma outra unidade no Shopping JK Iguatemi, mas não a conheço.

Gelato Boutique – Dentro do Shopping Cidade São Paulo, ainda na região da Avenida Paulista, você encontra uma das filiais da Gelato Boutique. Sem uma pegada muito luxuosa, o destaque são as criações menos clichê, como Bacio (gianduia com avelãs), Pitanga ou Queijo do Reino com Cupuaçu. No site deles, você vê todos os outros sabores.

Athenas Restaurante-Café-Bar – Há mais de uma unidade, mas visitei apenas aquela localizada na Rua Augusta. Com um clima tranquilo e bem agradável, o local é foco até de alguns “famosos” vez ou outra. O Aperol Spritz de lá é bem gostosinho, assim como as porções bem no estilo boteco. Também funciona como um café, dependendo do horário. Como esperado para a região, gente estilosa e bonita por ali é lei. Visite o site aqui.

Cantina do Piero Il Vero – Se você curte comida italiana e prefere uma cantina mais “raiz”, essa opção pode ser mais a sua cara. Com a barulhada (do bem) de toda cantina italiana, o local oferece uma comida deliciosa! Os garçons são meio “bravos”, mas nada que atrapalhe a experiência. O visual da cantina também é bem legal, com muitas referências à Itália e ao futebol, paixão do Brasil e de lá. Ficou com mais dúvidas? Veja o site deles.

Benedita’s Restaurante e Bar – Perto da Avenida 9 de Julho e do Elevado Presidente João Goulart, esse local tem uma iluminação bem aconchegante. É daqueles bares para assistir a uma apresentação de MPB, comer umas porções e provar drinks bacaninhas. No Facebook deles, você pode ter uma ideia do clima do local.

Pitico – Na Rua Guacuí, em Pinheiros, um dos bairros mais boêmios da cidade. O Pitico, diferente das opções que já apresentei, é formado por contêineres e tem uma área descoberta, com cadeiras de praia, mesas de madeira e um clima bem descontraído. Tem muita gente descolada, estilosa e bonita por lá. Se o dia não estiver dos melhores por ali, ainda dá para aproveitar os outros barzinhos da mesma rua. No site deles, tem mais informações.

Bar e Restaurante Varanda Mineira – Para um programinha mais tranquilo e “família”, o Varanda Mineira oferece uma comida bem gostosa. Como bom mineiro, me sinto em casa por lá. O legal é que até a equipe que trabalha no restaurante é predominantemente das Minas Gerais. Dá pra comer à vontade por um preço bem adequado e os garçons são bem simpáticos. Aqui não tem glamour, ok? É pra comer sem frescura! Para mais informações, entre na fanpage.

Banana Café – Voltando à região do Itaim Bibi, o Banana Café é mais um daqueles locais bacanas pra desencalhar. Muita gente bonita no mesmo espaço! A comida vem em porções bem pequenas, apesar de muito saborosas. Os drinks, devo admitir, não são a oitava maravilha do mundo, mas são gostosinhos também. Um olho no copo e outro no ambiente. Bote sua lábia à prova e vá paquerar! Dê uma olhada na fanpage antes para ter ideia do clima de lá.

Bônus: uma opção em Barueri

Se você passar por Barueri ou fizer parte da multidão de pessoas que frequenta aquela cidade a trabalho, pode valer a pena visitar A Quinta do Conde. Tradicionalmente ligado à comida portuguesa, o local também serve lanches, sucos e café da manhã. Além disso, vende vinhos e artigos de decoração. A unidade que visitei fica em Alphaville, na cidade de Barueri, mas faz parte da rede “A Quinta do Marquês”, que também possui unidades na Avenida Brigadeiro Faria Lima (São Paulo-SP), na Rodovia Presidente Castelo Branco e em Campinas. Para mais informações, consulte o site.

Assim como na postagem sobre museus, gostaria de deixar claro que essas não são nem de longe as únicas opções interessantes de São Paulo. Um dos próximos locais que quero muito visitar é o Eataly, que é a filial de uma rede italiana presente no mundo inteiro, com restaurantes, café, artigos Made in Italy e outros produtos selecionados. Já visitei a loja, mas não cheguei a conferir os restaurantes.

Bem, é isso! Se eu me lembrar de algum outro local marcante dos últimos 4 anos de SP, acrescento aqui. E você, curte algum outro ponto memorável da capital de SP? Conte pra gente!

Arrivederci! 🙂

 

Publicado por

Adriano Donato Couto

Ítalo-brasileiro nascido em Minas Gerais, morando atualmente na região de Lisboa. Desenvolvedor de software. Italo-brasiliano nato a Minas Gerais. Abita attualmente a Lisbona (Portogallo). Sviluppatore di software. Italian-Brazilian that was born in Minas Gerais (Brazil). Living in Lisbon currently. Software developer.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s