
Olá,
Hoje eu vou mostrar três locais que visitei aqui em Lisboa, em uma tarde que não prometia tanto assim.
O bom de cidades como esta é que cada cantinho sempre esconde um pedaço da história.
Castelo de São Jorge

No alto de um dos tantos morros de Lisboa, o Castelo de São Jorge é uma construção imponente e muito bonita.
Construído pelos muçulmanos em meados do século XI, servia como última proteção para a elite que vivia na cidadela construída ali junto. Um pouco dela pode ser encontrada no Sítio Arqueológico.
Ele passou por inúmeros momentos, inclusive sofrendo com o terremoto de 1755, que provocou múltiplas renovações posteriores.
Além do próprio castelo, o miradouro é uma atração à parte. Através dali, vê-se uma Lisboa lindíssima, além de uma generosa porção do Rio Tejo.

O ingresso normal custa € 8,50, mas há outras modalidades, inclusive com isenção de cobrança. Funciona todos os dias, com exceção de alguns feriados. Para mais informações, basta acessar aqui.
Sé de Lisboa – Igreja de Santa Maria Maior

Descendo parte do caminho que nos leva ao castelo, é possível encontrar a Sé de Lisboa (Catedral de Lisboa).
A Igreja foi construída em 1147, onde antes havia uma mesquita muçulmana.
Segundo um senhor que preparava a igreja para a próxima celebração, é ali que Santo António de Lisboa (para alguns, Santo Antônio de Pádua) foi batizado e também onde ele fez seu primeiro milagre.
Segundo a tradição, aos 14 anos, ao ser tentado pelo demônio, Santo António desenhou com as mãos uma cruz na parede da catedral. No local em que passou as mãos, a parede se afundou.
Igreja de Santo António de Lisboa

A poucos passos da catedral, surge a Igreja de Santo António de Lisboa, com um grande valor para a igreja, embora seja um pouco mais recente em relação à irmã mais “suntuosa”.
A versão atual do templo foi construído após o “terramoto” de 1755, mais especificamente entre 1767 e 1812. Apesar disso, uma primeira ermida já teria sido construída no local pouco depois da beatificação do então Frei António, que ocorreu em 30 de maio de 1232.
Segundo a tradição, o local da igreja é também onde existiu a casa dos pais do santo. Há ali uma cripta abaixo do piso da igreja, que indica o local da antiga família.
Em 1982, o então Papa João Paulo II visitou a cripta, rezando ao santo e discursando para a comunidade franciscana. Para ler o discurso, acesse aqui.
E é isso! Se quiser saber um pouco mais sobre esses três locais, há alguns links abaixo.
Arrivederci! 🙂
Para saber mais:
Castelo de S. Jorge: http://castelodesaojorge.pt/pt/historia/
Sé de Lisboa: http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/se-de-lisboa-igreja-de-santa-maria-maior
Igreja de Santo António de Lisboa: https://www.stoantoniolisboa.com/igreja