Comemorações do centenário do Armistício da I Guerra Mundial na Europa

Photo by Sunyu on Unsplash.
Photo by Sunyu on Unsplash.

Olá!

 

Quem vê a Europa de hoje, não imagina que vários dos países possuíam fronteiras completamente diferentes há alguns séculos atrás.

A Itália, por exemplo, possui um formato parecido com o de hoje há menos de 2 séculos. Antes, a península itálica era, na verdade, um conjunto de reinos.

Outra parte veio ainda mais tarde, com a assinatura do Tratado de Saint-Germain-en-Laye, em 10 de setembro de 1919. A assinatura ocorreu entre os Aliados da Primeira Guerra Mundial (que eram, principalmente, Sérvia, Rússia, França, Reino Unido, Itália, Bélgica e Estados Unidos) e a Áustria, na cidade de Saint-Germain-en-Laye, na França.

Entre outras coisas, o tratado previa a cessão de alguns territórios hoje pertencentes à Itália, que abrangem (mas não apenas) o que hoje se conhece como província autônoma do Trento.

Em 2018, especificamente no dia 11 de novembro, se comemora os 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, que à época foi oficialmente declarado com a assinatura do Armistício de Compiégne pelos Aliados e a Alemanha em 11 de novembro de 1918.

Como forma de comemoração, alguns países europeus marcaram solenidades de grande magnitude para este mês.

Em Portugal, por exemplo, está marcada uma série de solenidades, incluindo cerca de 4500 pessoas, entre elas membros das Forças Armadas, da Polícia de Segurança Pública, antigos combatentes e outros.

Na França, por sua vez, as solenidades ocorrerão no dia 11 de novembro, com a participação de pelo menos 60 líderes de diversas nações. Para mais detalhes, consulte este link.

Mais do que comemorar o fim da Primeira Grande Guerra, este evento busca comemorar a Paz, por vezes tão distante das nossas mãos.

Por mais que não tenhamos nenhuma guerra mundial declarada, arrisco dizer que nas últimas décadas não passamos um ano sequer sem conflitos bélicos regionais.

Soma-se a isso os constantes estranhamentos entre as potências Rússia e EUA, que “vira e mexe” soltam algum comentário mais destemperado ou promovem alguma ação arriscada com aliados.

Em pleno 2018, com um acentuado crescimento de movimentos neonazistas, racistas e pró-fascistas em vários países, temos que ser vigilantes e firmes na defesa da paz e do convívio justo entre os países.

E por hoje é só!

Arrivederci! 🙂

Publicado por

Adriano Donato Couto

Ítalo-brasileiro nascido em Minas Gerais, morando atualmente na região de Lisboa. Desenvolvedor de software. Italo-brasiliano nato a Minas Gerais. Abita attualmente a Lisbona (Portogallo). Sviluppatore di software. Italian-Brazilian that was born in Minas Gerais (Brazil). Living in Lisbon currently. Software developer.

2 comentários em “Comemorações do centenário do Armistício da I Guerra Mundial na Europa”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s