West End: alguns musicais da Broadway londrina e truques para pagar menos

Todos os direitos reservados à Disney e demais organizadores do espetáculo. Fonte da imagem: https://aladdinthemusical.co.uk/about-the-show/. Acesso em: 12/05/2019.
Todos os direitos reservados à Disney e demais organizadores do espetáculo. Fonte da imagem: https://aladdinthemusical.co.uk/about-the-show/. Acesso em: 12/05/2019.

Para quem visita Londres, uma das coisas que pode vir primeiro à cabeça são os musicais.

A região de West End é vizinha à Central London e concentra a atividade de teatros da cidade. Se for para dizer qual foi o início dessa região neste tipo de atividade, a fundação do Theatre Royal Drury Lane em 1663 é um bom argumento.

Após o Grande Incêndio de Londres, em 1666, West End foi favorecida, pois estava fora de Central London, zona onde o fogo se concentrou, e também seria uma região oposta àquela para onde a fumaça das fábricas costumava ir.

Sendo assim, se tornou o novo lar de boa parte dos mais afortunados da cidade, que fizeram com que a região se tornasse economicamente muito interessante e, obviamente, também demandasse opções de entretenimento.

Atualmente, vale dizer, esta parte da cidade representa o principal hub para entretenimento, mas também para artigos de moda.

Com muita frequência, os espetáculos da Broadway de mais destaque também ganham uma versão por aqui.

Aliás, há shows com décadas de encenação ininterrupta em West End, como The Mousetrap, exibido desde 1952. A lista dos espetáculos com exibição mais longa você confere aqui.

E o preço dos ingressos?

Então…

Como em qualquer lugar do mundo, a atividade teatral, pelo menos dos estabelecimentos maiores, não é muito acessível.

Nos melhores lugares dentro de alguns teatros, você pagará facilmente muito mais do que 100 libras. Pode parecer “pouco” para nós brasileiros se apenas compararmos o numeral (sem converter para reais, claro), mas na relação de preços daqui não é nada acessível.

Não falo por mim em especial, que sou solteiro e, como dizem em Minas Gerais, não tenho “um passarinho pra criar”. Me refiro às famílias de trabalhadores, que precisariam arcar com custos para vários ingressos.

Apesar disso, com alguma sorte e foco, dá para arrumar precinhos camaradas nos principais espetáculos da cidade.

Lottery: a palavrinha mágica dos descontos

Se você, como eu, adora um musical, mas também é fã de um desconto, procurar pela lottery (loteria) de um determinado espetáculo é uma boa alternativa.

Abaixo, apresento alguns dos espetáculos que já fui e cuja loteria eu conheço, além das dicas de alguns amigos:

Aladdin

Como o próprio nome já diz, conta a história do menino de Agrabah, que em certo ponto se apaixona pela filha do sultão. Assim como o desenho animado, a peça também é feita pela Disney, logo, espere por MUITO brilho, música, cores de sobra e qualidade acima da média. Só não dê bobeira! O espetáculo já está com seu fim marcado em West End, para 31 de agosto de 2019. Em seu lugar, será lançada Mary Poppins.

🍀 Lottery: https://aladdinthemusical.co.uk/lottery/.

The Book of Mormon

Irreverente e bastante polêmico, o espetáculo retrata as aventuras de alguns Mórmons em seu treinamento e na missão para a qual foram escolhidos. Agrada a muitos e pode ofender alguns, mas o sucesso é inegável. Tamanha foi a aceitação que a própria igreja dos Mórmons utilizou o musical como um gatilho em algumas propagandas veiculadas, ao invés de se declarar ofendida pelo espetáculo. Prepare-se também para muito estereótipo e clichê, como todo trabalho de humor originalmente americano.

🍀 Lottery: https://thebookofmormonmusical.com/BOMLotteryUK/. Também no próprio local do espetáculo, cerca de duas horas e meia antes de cada show. Eles recolhem nomes na porta do teatro e sorteiam alguns bilhetes para o próprio dia, pouco depois.

School of Rock

Baseada no filme de mesmo nome, a peça retrata a relação das crianças de uma turma de uma escola particular com um ex-integrante de uma banda de rock, que se passa por professor de matemática. O ponto de destaque, além do humor, é o talento das crianças. As performances são ao vivo e a banda de apoio atua mais nos efeitos especiais. Os instrumentos são tocados pelas próprias crianças no palco!

🍀 Lottery: https://uk.schoolofrockthemusical.com/lottery/

Hamilton

Conta a história do primeiro secretário do tesouro americano, Alexander Hamilton, em um espetáculo descrito pela Time Out como “um exuberante espetáculo de rap multirracial”, que faz com que The Book of Mórmon pareça pouco popular, também nas palavras deles. Até eu fiquei curioso com a descrição! 😀

🍀 Lottery: através do aplicativo para celular, disponível para Android e iOS (iPhone/iPad). Download aqui.

Everybory’s Talking About Jamie

Musical inspirado no documentário da BBC de 2011 Jamie: Drag Queen at 16 (Jamie, Drag Queen aos 16), relata a história de um garoto que relata em sua sala de aula o sonho de ser um performer, mais especificamente uma drag queen, quando sua professora pergunta aos alunos  o que querem ser quando crescer.

🍀 Lottery: aplicativo TodayTix.

Mamma Mia

Assim como o filme, o musical conta a história de uma garota em busca da identidade de seu pai em uma linda ilha grega. Tudo isso, tendo como pano de fundo uma série de músicas do grupo ABBA.

🍀 Lottery: aplicativo TodayTix.

Matilda The Musical

O musical é baseado no livro Matilda, de Roald Dahl, lançado em 1988. Esta história, aliás, ficou muito conhecida pelo filme de mesmo nome lançado em 1996 nos Estados Unidos. No filme, relata-se a história de uma garotinha que ama ler e tem o dom da telecinese (capacidade de mover objetos com a mente), situando-se principalmente em sua escola. No que o musical focou, entretanto, eu ainda preciso conferir! 🙂

🍀 Lottery: https://uk.matildathemusical.com/lottery/.

Bom… E são estes, por hoje!

Apesar disso, gostaria de deixar claro alguns pontos que podem fazer a diferença na sua experiência com teatros em Londres:

  • Não se limite aos musicais! Apesar de serem o principal atrativo da região, por ali há também peças de teatro mais “convencionais” (fora do gênero musical) bem interessantes. Um exemplo é The Curious Incident of the Dog in the Night-Time, interessante peça baseada no livro de mesmo nome e que foi exibida entre novembro de 2018 e abril deste ano. Relatando as aventuras de um garoto autista em busca da prova de sua inocência quanto ao assassinato de um cachorro, foi um espetáculo que eu adorei conferir.
  • Não se limite aos eventos tradicionais! Há diferentes espetáculos rolando pela cidade, inclusive alternativos (sem grandes produções por trás), como Demons, de Lars Norén, que foi adaptada pelo grupo The Inner 6 em Londres e, apesar de um orçamento menor e equipe reduzida, tinha uma qualidade muito bacana! Infelizmente, porém, ela também não está mais em exibição.

E aí, gostou das dicas? Tem mais informações sobre boas fontes de desconto para peças de teatro? Compartilhe com a gente!

E se passar por Londres, não deixe de conferir pelo menos um espetáculo teatral, seja ele musical ou outro gênero.

Arrivederci! 🙂

Anúncios