Trooping the Colour e os dois aniversários da rainha Elizabeth II

Foto do Trooping the Colour de 2017, disponível no site da The Household Division. Fonte: https://www.householddivision.org.uk/trooping-the-colour-gallery/29/Trooping-the-Colour-2017. Acesso em 01 de junho de 2019.
Foto do Trooping the Colour de 2017, disponível no site da The Household Division. Fonte: https://www.householddivision.org.uk/trooping-the-colour-gallery/29/Trooping-the-Colour-2017. Acesso em 01 de junho de 2019.

Olá!

Para todo mundo que gosta de acompanhar a família real, o Trooping The Colour é um evento esperado todos os anos.

Se você nunca ouviu falar do evento, não se preocupe. No post de hoje, vou passar todos os detalhes que você precisa saber para tentar acompanhar as comemorações.

O que acontece no evento?

Basicamente, é uma apresentação da Guarda Real Britânica, envolvendo mais de 1400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos.

Eles apresentam a tropa, desfilam e exibem uma espécie de fanfarra do regimento.

Além disso, há o trajeto da rainha e de membros da família real em carruagens.

Ao final da apresentação, a Vossa Majestade Rainha Elizabeth II se junta aos demais membros da realeza britânica na varanda do Palácio de Buckingham, onde assistem a uma apresentação da Royal Air Force (Força Aérea Real).

Como surgiu?

Trooping The Colour é o ato de apresentar a bandeira de um regimento, ou seja, de uma unidade de combate.

A apresentação se fazia necessária para que os soldados em combate pudessem distinguir qual era a bandeira específica daquela unidade da qual sua tropa fazia parte e então permanecer próximo de seu grupo, sem uma dispersão descoordenada, que poderia botar o grupo em risco.

The colour nada mais é que o nome dado à bandeira, que originalmente representava o conjunto de cores (color, em inglês americano; colour, na versão mais difundida) do uniforme do regimento, acompanhado da insígnia que os distinguia.

Trooping é devido à formação em linha dos responsáveis pela apresentação da bandeira.

É dito que a cerimônia começou quando a monarquia britânica foi restaurada, em 1660, no reinado de Charles II. Em 1748, porém, foi decidido que ela também pontuaria o aniversário oficial do líder monárquico.

Onde acontece?

O trajeto ocorre em um trajeto entre o Palácio de BuckinghamHorse Guards Parade, passando pela via “The Mall“.

Para quem quer assistir, há ingressos à venda, que oferecem locais para se sentar (dependendo do ingresso) e uma visão privilegiada da apresentação.

Se você quer apenas conferir o evento e não tem muita exigência, pode ficar no The Mall ou ainda no St James’s Park, onde poderá acompanhar o cortejo.

No Reino Unido, a BBC também transmite a cerimônia ao vivo.

Na imagem a seguir, retirada do site oficial da divisão da guarda real responsável pelo evento, é possível ver o trecho citado. Os pontos em preto definem onde há uma vista melhor do que ocorre.

Mapa do trejato do Trooping The Colour. Fonte: https://www.householddivision.org.uk/index.php?action=trooping-the-colour. Data de acesso: 01 de junho de 2019.
Mapa do trejato do Trooping The Colour. Fonte: https://www.householddivision.org.uk/index.php?action=trooping-the-colour. Data de acesso: 01 de junho de 2019.

Quando acontece?

Há três datas para o evento todos os anos.

No primeiro dia, quem assiste à apresentação da bandeira (colour) e às demais etapas do evento é o Major-general no comando da divisão que cuida do evento (que também é a responsável pela segurança da rainha), atualmente Major-general Benjamin John Bathurst CBE*.

No segundo dia, por sua vez, o evento é assistido por Sua Alteza Real, o Duque de Iorque, Príncipe Andrew Albert Christian Edward. Ele é o segundo filho da rainha Elizabeth II.

Por último, na data mais importante, o papel de inspecionar a guarda e assistir ao evento como um todo fica por conta da Vossa Alteza Rainha Elizabeth II.

Pelo que percebi, os três momentos ocorrem em três sábados sucessivos. Em 2019, por sua vez, isto ficou marcado para 25 de maio, 01 de junho e 08 de junho.

No dia 8 de junho, a cerimônia começa por volta das 10 horas da manhã e termina com a apresentação da força aérea, já às 13 horas, sempre considerando o horário de Londres.

Por que a rainha tem dois aniversários?

A data real de nascimento da rainha Elizabeth II é 21 de abril de 1926. Abril, porém, não é ainda a melhor época do ano para eventos ao ar livre. Na maioria das vezes, ainda há uma grande variação na temperatura durante o dia, sendo bastante instável.

Por conta disso, a rainha costuma comemorar com pessoas mais próximas, principalmente com seus familiares, em evento fechado.

Para que se possa realizar um evento em período de clima mais estável e propício para atividades ao ar livre, foi decidido em 1748 pelo então rei George II que haveria uma segunda data de aniversário, considerada a data “oficial”, que se daria no verão. A data de nascimento de fato do monarca era em novembro.

O dia oficial, pelo menos atualmente, é o segundo sábado de junho, já próximo do fim da primavera. Em 2019, isto corresponde em 8 de junho.

Como adquirir os ingressos?

Para as duas datas iniciais, há a venda direta de ingressos. Para o último dia, que é acompanhado pela rainha, entra-se em um sorteio para conseguir eventualmente adquirir a entrada.

O período de venda (ou de submissão para participação no sorteio, no caso da data principal) é entre janeiro e fevereiro de cada ano.

Site oficial de vendas: https://qbp.army.mod.uk/.

E aí, ficou com vontade de assistir? Se você, assim como eu, não estará em Londres nessa data, poderá se contentar com vídeos das comemorações dos anos anteriores, como o vídeo de 2016, divulgado no canal oficial da Família Real Britânica no YouTube:

Há ainda as galerias de imagens no site da divisão responsável pelo evento.

E por hoje é só! Espero que tenha gostado do nosso papo.

Arrivederci! 🙂

————

* CBE é a sigla para Commander of the Most Excellent Order of the British Empire, um dos níveis nas Ordens de Cavalaria britânicas, que remetem ainda ao período do Império Britânico. Em termos simples, seria atualmente um equivalente aos títulos de honraria que o presidente do Brasil pode conceder a pessoas que contribuíram de forma significativa para com o país.

Anúncios

Publicado por

Adriano Donato Couto

Ítalo-brasileiro nascido em Minas Gerais, morando atualmente em Londres. Desenvolvedor de software. Italo-brasiliano nato a Minas Gerais. Abito attualmente a Londra. Sviluppatore di software. Italian-Brazilian that was born in Minas Gerais (Brazil). Living in Londron currently. Software developer.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.