Brick Lane Market: mercados de Londres que você precisa conhecer

Artigos vendidos no Backyard Market. Artigos vendidos no Backyard Market.

Paddington, o famoso ursinho dos cinemas, estava certo ao se referir a Londres da seguinte maneira:

In London nobody is alike, which means everyone fits in.

Paddington, O Urso

Em tradução livre, a citação acima afirma: “Em Londres, todo mundo é diferente, logo, todos se encaixam aqui”.

Uma prova disso é o passeio que farei hoje junto contigo. Antes de te apresentar o roteiro da vez, porém, vou explicar um pouco sobre a região.

💤 Não tá a fim de ler e quer ir direto para o roteiro? Clique aqui!

O destino de hoje fica na região da via Brick Lane, localizada na unidade administrativa (borough) de Tower Hamlets, na região conhecida como East London (Leste de Londres).

A região é muito conhecida como um reduto de imigrantes originários de Bangladesh, um país vizinho da Índia.

Quando se menciona Brick Lane Market, nosso foco principal da vez, estamos nos referindo a um grupo de shoppings tradicionais da cidade, que estão localizados na via que lhes concedeu o nome.

História do local

Brick Lane Market está localizado no local em que se situava anteriormente a Old Truman Brewery, uma das mais importantes cervejarias da capital britânica.

A vizinhança dali, em seu início, foi tipicamente judaica, mas posteriormente recebeu um grande fluxo de bangladeshianos, transformando a atmosfera do lugar.

Ainda hoje, as casas de curry da área são bastante populares.

O que é o Brick Lane Market?

Quando se fala em Brick Lane Market, ou Truman Markets, tem-se a impressão de que é um lugar apenas, mas na verdade é um grupo de construções que abrigam cinco diferentes shoppings alternativos, todos com uma pegada mais vintage ou underground.

Quando menciono aqui “shopping alternativo”, “mercado” e outros termos, me refiro ao tradicional flea market que se vê em várias regiões de Londres, que no Brasil chamamos de mercado de pulgas.

São, em essência, grupos de estabelecimentos que comercializam, em sua maioria, comida, itens antigos e artesanato, muitas vezes em espaços abertos.

No caso do Brick Lane Market, porém, tudo ocorre dentro das dependências da antiga cervejaria, como já citado.

Cada um dos “mercados” abriu em diferentes períodos e eles funcionam em dias e horários independentes, então é sempre bom ficar atento quando for planejar uma visita. É no domingo, porém, que tudo costuma estar aberto, tomando o nome de Brick Lane Sunday Market.

A seguir, apresento cada um dos locais. Leve em consideração, por favor, que os horários citados são aqueles atualmente presentes nos sites oficiais. Eles podem ser alterados a qualquer momento pelos estabelecimentos.

Brick Lane Vintage Market

Funcionamento: De segunda a sábado, das 11:00 AM às 6.00 PM; aos domingos, de 10:00 AM às 6:00 PM. Site: http://www.vintage-market.co.uk/. Endereço: 85 Brick Lane (subsolo).

Este mercado reúne uma série de lojas “do Reino Unido e da Europa” de vestuário vintage, indo desde 1920 até os anos 90.

Há também discos de vinil e itens antigos.

Sunday Upmarket

Funcionamento: sábados, de 11:00 às 5:30 PM; domingos, de 10:00 às 06:00 PM. Site: http://www.sundayupmarket.co.uk/. Endereço: 91 Brick Lane (térreo).

Este mercado também vende roupas, acessórios e itens antigos, mas a diferença principal entre ele e o Vintage Market está na grande variedade de estabelecimentos de comida que o Upmarket abriga.

Aqui, você pode encontrar comida mexicana e de outros países latino-americanos, além de pratos típicos da Ásia e de outras regiões da Europa, por exemplo.

Dica: dentro do Vintage Market, que fica no subterrâneo, há uma escada que dá acesso ao Upmarket.

The Tea Rooms

Funcionamento: sábados, de 11:00 AM às 6:00PM; domingos, de 10:00 AM às 5:00 PM. Site: http://www.bricklane-tearooms.co.uk/. Endereço: após 146 Brick Lane (mesmo beco do Backyard Market).

Artigos de uma das lojas de The Tea Rooms.
Artigos de uma das lojas de The Tea Rooms.

Neste mercado, o foco principal está em decoração, pequenas plantas, colecionáveis e artigos para casa; em sua maioria, feitos à mão.

Quando passar pelo lugar, não deixe também de conferir os artigos de porcelana. São lindíssimos!

Para finalizar, uma parada no café localizado ali pode valer a pena. O local tem uma atmosfera bem agradável.

Backyard Market

Funcionamento: sábados, de 11:00 AM às 6:00 PM; domingos de 10:00 AM às 5:00 PM. Site: http://www.backyardmarket.co.uk/. Endereço: U Block – logo após 146 Brick Lane.

The Tea Rooms e Backyard Market.
The Tea Rooms e Backyard Market.

O Backyard Market fica no final do mesmo beco onde se localizam The Tea Rooms.

O ponto forte deste mercado são as barracas de artesanato, com cartões comemorativos, impressões para quadro, produtos moldados de cobre, entre outras coisas.

Há também algumas lojinhas de roupas, com uma pegada mais chique e tradicional do que no Vintage Market.

Boiler House Food Hall / House of Vegan

Funcionamento: sábados e domingos, das 11:00 AM às 6:00 PM. Endereço: 152 Brick Lane, E1 5EG.

Até um tempo atrás, o Boiler House Food Hall era um mercado com diversas barracas de comida. Recentemente, porém, parece ter se especializado em culinária vegana, sendo renomeado para House of Vegan, conforme listado no site do The Truman Markets.

Confesso que achei o espaço meio sem graça, além de bem mais vazio do que parecia ser anteriormente. É isso, pelo menos, que as fotos da versão anterior do Boiler House Food Hall fazem imaginar.

Outros locais que também vale conferir

Além dos mercados já citados, vale a pena visitar pontos ao redor que também são muito interessantes. Destaco aqui alguns que gostei bastante.

Rough Trade East

Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 09:00 AM às 09:00 PM; sextas, de 09:00 AM às 8:00 PM; sábados, das 10:00 AM às 8:00 PM; domingos, das 11:00 às 7:00 PM. Site: https://www.roughtrade.com/gb/events/store/rough-trade-east. Endereço: Old Truman Brewery 91, Brick Ln, London E1 6QL.

Entrando em uma rua quase em frente ao beco de The Tea Rooms e Backyard Market, você se deparará pouco à frente com uma loja de discos de vinil muito interessante.

Não é que os mercados anteriormente não tenham vinis (não se esqueça de checar isso quando for ao Vintage Market), mas na Rough Trade há uma variedade absurda de títulos, inclusive lançamentos.

Além dos vinis, há CDs, livros e outros artigos relacionados.

O horário de funcionamento que citei acima foi retirado do site oficial, mas está sempre sujeito a mudanças. Confira diretamente na página deles para evitar dor de cabeça. 🙂

Spitalfields Market / Old Spitalfields Market

Spitalfields – Funcionamento: varia conforme o tipo de evento e de estabelecimento, mas o prédio está aberto todos os dias. Confira em detalhes no site. Site: https://www.spitalfields.co.uk/. Endereço: 56 Brushfield St.

Old Spitalfields – Funcionamento: segunda a sexta, de 10:00 AM às 8:00 PM; sábados, de 10:00 AM às 6:00 PM; e domingos, de 10:00 AM às 5:00 PM. Site: https://oldspitalfieldsmarket.com/. Endereço: 16 Horner Square.

Apesar de serem locais independentes, cito os dois na mesma seção por serem muito próximos e conectados. No fim, você quase não percebe que saiu de um e entrou no outro mercado.

Basicamente, ambos os locais apresentam o que renovações de antigos espaços têm de melhor e de não tão legal assim: é uma seleção de artigos vintage, comida e outros itens em espaços bem equipados, com banheiros razoáveis e bons serviços. Por outro lado, eles abrigam várias redes modernas de restaurantes, que não tem muito a ver com um espaço como esse.

Apesar do citado, são espaços extremamente agradáveis, tranquilos e que valem a visita.

Mapa dos principais locais e como chegar

Para chegar à região, a alternativa mais fácil é o transporte sobre trilhos, seja ele metrô ou overground (metrô de superfície).

As estações mais próximas são Shoreditch High Street (overground), Liverpool Street (linhas Central, Hammersmith & City, Circle e Metropolitan do metrô; overground e trem) e Aldgate East (linhas Hammersmith & City e District do metrô).

No mapa a seguir, apresento os locais que já citei destacados em cores diferentes. Os mercados de Brick Lane Market estão marcados com ícones vermelhos de estrela; os demais locais, em ícones verdes de diferentes símbolos.

Conclusão

Além do que citei acima, dê uma volta pela vizinhança! Há muito o que explorar. A própria Brick Lane (a via) possui estabelecimentos tradicionais de beigel, brechós menores e muitos restaurantes.

Esta área está localizada na região de Shoreditch, uma vizinhança bem underground e hipster. Por conta disso, é um espaço em que se vê pessoas de todos os estilos desfilando pelas ruas, além de grafite e demais intervenções artísticas. Eu adoro!

No futuro, vou trazer para vocês mais um pouquinho de Shoreditch e outros locais alternativos que provam o que disse acima: em Londres, há todo tipo de “tribo”. Por conta disso, há sempre algum lugar em que você se sentirá em casa.

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Como sempre, fique à vontade para comentar abaixo ou enviar uma mensagem na página de Contato, seja para acrescentar algo ou mesmo recomendar algum conteúdo.

Arrivederci! 🙂