Vegano em Londres: as melhores dicas de onde comer

Rainbow cheesecake do Wild Food Café. Rainbow cheesecake do Wild Food Café.

Uma das coisas que vez ou outra comento nas redes sociais, em especial no Instagram, é que um dia gostaria de ter uma alimentação vegetariana ou, se a adaptação ocorrer bem, vegana.

Além do fato de que estas formas de alimentação e estilo de vida protegem a vida animal, reduzir ou eliminar o consumo de produtos de origem animal funciona também como um regulador contra uma indústria que muitas vezes trata os animais como mera mercadoria, sem um respeito mínimo pela vida na criação, transporte, abate e manuseio.

Pensando nisso, e também tendo em vista a importância de apoiar os produtores locais em momentos de pandemia e crise como agora, pedi ajuda à Céline Boudier, uma amiga francesa vegana que entende tudo sobre o assunto e ainda tenta adicionar à sua vida uma rotina livre de plástico de uso único. Obrigado pela super ajuda, Céline! ❤

Ela tem um blog! Para quem quiser conferir um pouco mais sobre as visões artísticas e criativas dela, basta acessar o Ophelia Autumn.

Foi difícil chegar nesse número, viu? Ela conhece muitos lugares que mereceriam uma menção e o suporte neste momento!

Sem mais delongas, então, trago aqui a listinha dos melhores lugares da cidade para veganos.

Supplant

Site | Instagram | Mapa | Tem delivery! 📦

Na região de Crouch End, no Norte de Londres, eles oferecem um menu diversificado, feito com ingredientes obtidos/produzidos de forma ética e com produção orgânica. As embalagens são compostas 100% de plantas e sem produtos químicos. Até mesmo os produtos de limpeza e o mobiliário são livres de crueldade animal!

Os proprietários, Jo e Jeremy, são apaixonados pelo que fazem e super receptivos.

⭐Favoritos: ultimate lasagne, vegan kebab, lime cheesecake, sundae. Tente também os milk shakes!

Vegan Yes

Site | Instagram | Mapa | Tem delivery! 📦

Situados em Shoreditch, um dos bairros mais descolados de Londres, o Vegan Yes serve um menu vegano orgânico que mistura as cozinhas italiana e coreana.

Mauro e Dr Min, os proprietários, são pessoas excelentes e muito simpáticos.

⭐Favoritos: vegan lasagne, la piramide, kimchi burger, chocolate mochis, kimchi sausage.

The’Arty Vegan

Site | Instagram | Tem loja online! 📦

Uma filha e seu pai, Ellora e Maurelio Torchia, conduzem este espaço que produz tofu e comida vegana de excelente qualidade.

Originalmente, eles vendiam mais para restaurantes, cafés e outras empresas, mas também vendem para consumidores finais, especialmente agora que estamos em quarentena.

O empreendimento é 100% livre de plásticos descartáveis (ou “de uso único”)!

⭐Favoritos: seitan caseiro, okara (obtido durante a produção do tofu) e tofu.

Unity Diner

Site | Instagram | Mapa | Tem delivery*! 📦

Também em Shoreditch, este restaurante vegano sem fins lucrativos foi criado por Earthling Ed, um firme defensor do veganismo, que atua com propriedade e muita compaixão pelos animais.

O principal foco do restaurante é na comida de pub e de restaurante, sempre 100% vegana. Os coquetéis também são excelentes!

O lucro do local vai todo para uma instituição que defende os direitos dos animais.

⭐Favoritos: surge burger e coquetéis.

*O Unity Diner está fechado provisoriamente durante a quarentena da Covid-19. Quando retornarem, as entregas também voltarão.

Merkamo

Instagram | Mapa | Sem delivery! 🚌

Restaurante etíope (de culinária da Etiópia) vegano.

Funciona como um dos restaurantes no Old Spitalfields (já falei deste mercado aqui).

O preço é justo, com um menu nutritivo e muito saboroso; e os atendentes, sempre muito simpáticos, mesmo quando há filas.

⭐Favoritos: Merkamo Traditional ou Merkamo Special (bem grande).

The Canvas Cafe

Site | Instagram | Mapa | Tem delivery e loja online*! 📦

Este café vegano possui opções gigantes no menu, mas também tem um lado social forte.

Eles gerem uma instituição de caridade que ajuda moradores de rua e crianças com vulnerabilidade alimentar devido às férias escolares, por exemplo. Você pode até mesmo deixar um prato de comida pago antecipadamente para alguém que precisa.

*Eles possuem uma loja com produtos cuja compra ajuda nos projetos sociais deles. Entre as opções, existe a compra antecipada de cafés, com o décimo do pacote indo para alguém que precisa. O delivery de comida retornará quando o local reabrir.

⭐Favoritos: English breakfast vegano, hambúrgueres, Vego cake.

The Sunny Spoon

Site | Instagram | Tem delivery! 📦

Para começar, quero dizer que experimentei o item abaixo (presente de aniversário) e AMEI:

The Sunny Spoon é uma pâtisserie, nome mais do que chique para estabelecimentos franceses que vendem sobremesas, pratos salgados e demais itens que utilizam massa folhada, base amanteigada de tortas, etc. E totalmente vegana!

O item da foto é o mylk chocolate almond banana cake. Divino!

Com o fechamento da cozinha industrial onde Clarisse Flon (chef do local) trabalhava devido à quarentena, ela não está fazendo croissants e outros itens similares, mas o restante está em plena produção e com entrega em casa.

Ela muda seu cardápio de tempos em tempos, com novas opções e sabores diversificados. Tudo muito bonito e saboroso!

⭐Favoritos: praline truffles.

La Fauxmagerie

Site | Instagram | Mapa | Tem delivery! 📦

Para quem ama queijo mas quer manter sua dieta 100% baseada em plantas, a La Fauxmagerie oferece uma boa variedade de queijos veganos.

A qualidade se reflete na fila do lado de fora, que já fez a Céline esperar por uma hora. E valeu a pena!

Seus produtos são feitos por artesãos, então a capacidade para atender a demanda é limitada.

⭐Favoritos: a veganzola da Honestly Tasty, o chipotle goji da I am Nut Ok.

Stem + glory

Site | Instagram | Map | Sem delivery*! 🚌

Local com um menu muito saboroso (eu, Adriano, também já visitei), mas com um preço nem tão camarada assim.

Próximos do Museum of London e do Barbican Centre, pode ser uma boa alternativa quando se está passeando pela cidade. Também há uma unidade em Cambridge!

⭐Favoritos: húmus com pão de sementes (hummus platter with the seed bread), Sunday roast, as sobremesas e as Swedish “meatballs”.

*Por conta da quarentena, eles estão fechados. Em breve, terão entregas. No site, dizem que este serviço começaria no dia 1.º de maio.

Wild Food Café

Site | Instagram | Mapa / Mapa | Tem delivery e loja online! 📦

O Wild Food Café possui duas unidades em Londres: em Neal’s Yard e Islington.

Com um cardápio que inclui hambúrgueres, pizzas, sobremesas e outros pratos veganos muito saborosos, o preço não é o mais acessível, mas uma escolha perfeita para uma ocasião especial.

Quando fui, provamos um carbonara vegano, uma pizza muito boa e o cheesecake de arco-íris (cada listra feita de uma hortaliça diferente).

E é isto!

Hoje, a alimentação vegana não é minha realidade, mas quero reduzir aos poucos o meu consumo de carne.

Além da proteção animal e da filosofia mais saudável do veganismo, é notável a potencial redução do impacto no meio ambiente.

Gostaria de agradecer, mais uma vez, à Céline pela essencial ajuda na produção deste texto. A lista de locais que ela me forneceu estava rica em detalhes e com uma descrição muito honesta das experiências que ela teve. Escrever este texto seria impossível sem as informações que ela forneceu. 🙂