Sinal de "V" que simboliza a paz. Photo by Drew Beamer on Unsplash.

“V” da paz: por que o sinal pode ser uma ofensa no Reino Unido

Muita gente conhece o símbolo de “V” com as mãos, mundialmente conhecido como sinal de paz. ✌️

Basicamente, você estica os dedos indicador e médio, dobrando todos os demais, em um formato que lembra a letra “V” ou a contagem de “2” para algo.

O que muita gente não sabe, porém, é que uma pequena mudança pode transformar o gesto em um insulto em vários países, particularmente em alguns dos membros da Commonwealth.

Commonwealth?

Te explico: Commonwealth é uma organização entre governos de 54 países, sendo que a maioria deles foram membros do antigo Império Britânico. São um grupo intergovernamental, não uma união política. Em seu site oficial, eles afirmam que o grupo “trabalha junto para promover prosperidade, democracia e paz, ampliar a voz de estados menores [em tamanho] e proteger o meio ambiente”.

Voltando ao assunto…

A versão “polêmica do símbolo se dá quando se exibe o mesmo “V” com as mãos, mas com as costas da mão direcionadas para quem está assistindo e a palma virada para quem faz o gesto no momento.

Se você ainda não entendeu, te mostro um dos exemplos mais famosos registrados do gesto, em que o então primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, mostra o “V” em sua versão mais “ofensiva” para quem estava à sua volta:

Winston Churchill fazendo o sinal de "V". Foto parte da coleção do Imperial War Museum, de Londres. Autor:  Horton W. G. Link do original:  https://www.iwm.org.uk/collections/item/object/205198990. Consulte o site para informações da licença de uso não comercial.
Winston Churchill fazendo o sinal de “V”. Foto parte da coleção do Imperial War Museum, de Londres. Autor: Horton W. G. Link do original: iwm.org.uk. Consulte o site para informações da licença de uso não comercial.

Aqui, vale citar que é dito que o primeiro-ministro não sabia do significado polêmico do símbolo quando começou a utilizá-lo.

Significado

Quando se exibe este gesto, o intuito pode ser tanto o de desafiar a autoridade de alguém (demonstrando que não se submete a um controle ou ordem) quanto o de mandar alguém tomar naquele lugar. 🤭

Este significado se dá, principalmente, na África do Sul, na Austrália, na República da Irlanda, na Nova Zelândia e no Reino Unido.

Origem do símbolo

Há muita controvérsia sobre isso, como em várias outras coisas que se popularizam no decorrer dos anos.

Em uma das histórias mais populares, sem comprovação em documentos históricos, a origem do gesto se deu na Guerra dos Cem Anos, conflito entre o Reino da Inglaterra e o da França, que aconteceu entre 1337 e 1453.

Durante a Batalha de Azincourt (25 de outubro de 1415), um dos conflitos da guerra acima citada, os soldados teriam a crença de que os combatentes capturados pelos franceses tinham os dedos indicador e médio decepados, para que assim jamais utilizassem novamente o arco longo inglês (para disparar flechas).

Os arqueiros que conseguissem não ser capturados e saíssem vitoriosos exibiam este gesto, portanto, como um sinal de desafio contra os franceses.

Conclusão

Independente de sua origem, é fato que uma dose de cuidado com gestos com as mãos é sempre bem-vinda quando se está em outro país, já que o significado pode divergir bastante entre uma cultura e outra.

Espero que tenha gostado do conteúdo! Tem mais alguma curiosidade sobre o tema? Me conte que eu tento descobrir pra você.

Arrivederci! 🙂