Londres como um local: mercados que você precisa conhecer

Mercato Metropolitano - Elephant & Castle - Londres

Londres é uma cidade de múltiplas opções, como já comentei inúmeras vezes neste blog.

No texto de hoje, quero te apresentar meus mercados preferidos até agora (ou markets, já que é sempre complexo traduzir termos específicos).

Neste tipo de estabelecimento, você encontrará todo tipo de comida, de barracas com culinária típica de diferentes países a estandes com grande variedade de queijos, presunto cru (prosciutto), panificação, entre outros.

Atenção: os dias de abertura mencionados aqui são apenas referência do dia em que escrevi o texto, mas é sempre melhor verificar no site oficial. Para facilitar, coloquei o link para a página de horários (sempre que possível).

Borough Market

8 Southwark Street, London, SE1 1TLFechado apenas aos domingos site

Localizado em Southwark, é considerado um dos mais antigos mercados da cidade, com menções históricas que remontam ao século XI.

Além de pequenas cabines com pratos de diferentes países, há uma boa variedade de peixe, queijos, vinhos, pães, prosciutto, vegetais, entre outros.

Brick Lane Market (Upmarket)

Ely’s Yard, E1 6QRSábados e domingos site

Upmarket - Brick Lane Market - Londres
Upmarket – Brick Lane Market – Londres

Para quem acompanha o blog, este local não é bem novidade. Por abrigar diferentes mercados na mesma região, fizemos um texto detalhando toda a vizinhança.

Apesar de possuir barracas de comida durante toda a semana, o Upmarket é o principal mercado para alimentação e não abre todos os dias.

Aqui, o foco é em culinária (comida de rua), com pratos de diversas partes do mundo, incluindo alternativas veganas.

Broadway Market

London Fields, E8 4PHRua funciona a semana toda; barracas, aos sábados site

Logo ao pé de London Fields, um parque simpático próximo do Regent’s Canal, Broadway Market é nome também da rua que o abriga.

Oficialmente, as lojas fixas funcionam todos os dias da semana, mas as barracas abrem majoritariamente aos sábados.

Há cafés, restaurantes, estandes com vários tipos de alimentos e várias opções de artesanato.

Camden Lock Market

Camden Lock Place, NW1 8AFTodos os dias, a partir das 10:00 AM site

Vizinhança preferida de Amy Winehouse, você está em Camden Town.

Logo ao lado do Camden Lock Market, há comportas que regulam o nível de água entre uma parte mais alta e uma parte mais baixa do Regent’s Canal, tudo de forma manual. Vale conferir!

O mercado está localizado onde antigamente existia uma série de estábulos, além de uma espécie de hospital para este tipo de animal.

Apesar de não abrigar apenas estabelecimentos para alimentação, é nas barraquinhas de comida de rua que a maior parte das pessoas acaba parando.

Mercato Metropolitano

42 Newington Causeway, SE1 6DRTodos os dias site

Aberto em 2016 onde antes funcionava uma fábrica de papel, abriga uma boa variedade de países no cardápio, indo do México à Alemanha e da Argentina à Coreia do Sul, só para você ter uma ideia.

Este lugar também oferece alguns cafés e locais para bons drinks.

Há mais de uma unidade na cidade com este nome, mas a que eu visitei (a primeira do grupo) fica na região de Elephant & Castle.

Ao lado dos estandes de comida, há também um supermercado.

Old Spitalfields Market

16 Horner Square, E1 6EWTodos os dias site

Além de abrigar uma ampla seção de lojas de vestuário e artesanato, a seção de restaurantes e barracas de comida de rua é bastante diversificada.

Sendo vizinho do Brick Lane Market, dá para fazer um tour gastronômico e sair de lá desabotoando o primeiro botão da calça. 😂

Já falei dele em mais detalhes no texto sobre o Brick Lane Market. Dê uma olhadinha lá também!!

Logo ao lado, você verá ainda o Spitalfields Market (sem o “Old”), mais novo e um pouco mais gourmetizado.

Seven Dials Market

Earlham Street, WC2H 9LXQuarta a domingo site

Com uma enorme banana em várias partes do prédio, este mercado não é muito difícil de encontrar.

Embora não seja tão grande quanto alguns dos outros que mencionei acima, possui opções bacanas de restaurantes e fica em uma região bem central de Londres.

As sete ruas da região conhecida como Seven Dials, aliás, não devem ser ignoradas. Por ali, olhando com calma, você encontrará muitas opções de cafés, restaurantes e vários outros estabelecimentos alimentícios. Aproveite que visitou o mercado e dê uma volta pelas redondezas!


E é isso! Espero que tenham gostado da minha lista de hoje.

Sentiu falta de algum? Me conte nos comentários!

Arrivederci! 🙂