Viagens, vida no exterior e cotidiano.

Paradas obrigatórias na decoração de Natal em Londres

Curiosidades13/12/2020

Olá!

No último dia 2 de dezembro, a Inglaterra saiu do seu segundo lockdown para redução do contágio pela Covid-19, após quase um mês de confinamento.

Aproveitando o pequeno aumento na liberdade de circulação, fiz um passeio pelas principais ruas de Londres no ultimo final de semana e trago hoje os principais pontos que já se transformaram para o Natal.

Oxford Street

Oxford Street, Londres.
Oxford Street, Londres.

Qualquer um que passeia por Londres precisa passar nesta rua.

Considerada o centro comercial da cidade, engloba uma extensa variedade de lojas de departamento, das mais básicas até alguns estabelecimentos menos acessíveis, como John Lewis & Partners, Selfridges e vários outros.

A decoração deste ano adicionou algumas decorações extras ao redor das já conhecidas (e enormes) placas de luzes, que exibem mensagens e efeitos visuais.

Gee’s Court

Gee's Court, em Londres.
Gee's Court, em Londres.

Saindo da Oxford Street via Gee’s Court, curta um caminho com diferentes ornamentos, inclusive estátuas que representam dançarinas, até chegar no cruzamento com a Barrett Street, onde está a decoração da imagem.

Não é nada gigante em tamanho, mas a decoração é muito interessante.

New Bond Street

New Bond Street, Londres.
New Bond Street, Londres.

Também nas proximidades de Oxford Street, a New Bond Street mostra para a vizinha que luxo nunca é demais, com grifes como Victoria’s Secret, Montblanc, BOSS, Hermès e várias outras.

Nas fotos, as luzes não parecem monumentais, mas as penas de pavão e a estrutura que lembra um lustre possuem vários metros de extensão.

South Molton Street

South Molton Street, Londres.
South Molton Street, Londres.

Conectando Brook e Oxford Street, South Molton Street é uma rua bem mais estreita e de tráfego limitado, com lojas simpáticas e atmosfera agradável.

No começo da rua, há uma grande árvore branca de natal, toda feita de luzes pequenas. Logo atrás, uma sequência de arcos azuis, como se pode ver na imagem acima.

Regent Street

Regent Street, Londres.
Regent Street, Londres.

Saindo de Oxford Street, temos a Regent Street, que continua a rotina de passeios por lojas e restaurantes até chegar em Piccadilly Circus, lar de uma dos mais famosos painéis de propaganda do mundo, talvez quase tanto quanto as telas da Times Square, nos Estados Unidos.

A decoração deste ano repetiu os anjos do ano passado, que são lindos!

Fortnum & Mason

Fachada de Natal da Fortnum & Mason, em Londres.
Fachada de Natal da Fortnum & Mason, em Londres.

Já falamos da Fortnum & Mason aqui no blog, trazendo um pouco das suas muitas peculiaridades.

Na decoração deste ano, este luxuoso shopping/mercado trouxe para a sua fachada um elemento muito comum no Natal britânico: Calendário do Advento.

No calendário tradicional, há 24 portinhas, sendo uma para cada dia de dezembro, até a véspera de Natal. Atrás da portinha, alguma piada e/ou curiosidade e um prêmio, que pode ser um chocolate, um doce ou qualquer outra coisa que a imaginação permitir. O felizardo (ou felizarda) pode abrir uma portinha por dia, até a noite que antecede o Natal.

Na versão da Fortnum & Mason, cada janela da frente de sua loja representa uma das 24 seções do calendário, com o número do dia sendo iluminado conforme o período avança. Deslumbrante!

Covent Garden

Covent Garden, Londres.
Covent Garden, Londres.

Para terminar, um dos pontos mais conhecidos da cidade. Esta região também está muito bem decorada, com silhuetas dos prédios cheias de luzes, imensas bolas de decoração e esta árvore gigante.

E por hoje é só! Sentiu falta de algum local? Me avise nos comentários!

Até logo… :)


Imagem de destaque:
Detalhe de iluminação na Regent Street, Londres.
© 2021. Un caffè per due. Feito com Gatsby