Olá!
O FamilySearch é uma ferramenta sensacional. Já falei dele aqui, mas hoje gostaria de apresentar mais alguns detalhes.
O que é o FamilySearch?
É uma enorme base de dados, tanto de cópias de registros civis, religiosos e de imigração quando de árvores genealógicas. Há também referências a mapas antigos e outras coisas, mas isso não vem ao caso aqui.
Ele é mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (popularmente conhecida como igreja dos Mórmons). Eles já microfilmaram diversas coleções de documentos em muitos países. Parte disto está online.
Para as opções que apresentamos a seguir, acessar a página principal e ir até “Pesquisar” e depois clicar em “Registros”.
Pesquisando pelo acervo indexado
Entre o imenso acervo disponível, parte está indexada e pode ser consultada através do nome e do sobrenome do antepassado, mas também através de localidade (a nível de país ou mesmo de cidade), fato ocorrido (nascimento, matrimônio, etc) e período provável. Um exemplo da tela de busca é exibido a seguir:

Ao lado dos campos de nome e sobrenome, mas também no rodapé deste formulário, há uma caixa de seleção (checkbox) para que você determine que deve ser uma pesquisa exata, sem variações (não recomendo).
Na tela de resultados, você terá duas abas (Registros e Coleções), que já indicam, respectivamente, entradas individuais e locais onde dados similares aos termos pesquisados foram encontrados.

Na coluna “View”, na aba “Registros”, há alguns ícones que indicam onde o resultado foi localizado. O símbolo de fluxograma indica que há citação em uma árvore genealógica, o ícone de uma folha de papel apresenta detalhes do registro e o ícone de uma câmera fotográfica mostra que é possível localizar uma cópia digital do registro (foto da página do livro onde consta a informação, por exemplo).
Pesquisa por Localidade
É possível que você esteja com alguns dados em mãos, mas queira procurar parentes de algum antepassado já conhecido. Nesses casos, a busca por localidade pode ser bastante útil. Outro caso é quando você simplesmente não consegue localizar nada, já que nem tudo está indexado para pesquisa.
Para isso, o site disponibiliza um mapa interativo. Clicando em uma região do mapa, abre-se uma lista com os países daquela área. Clicando em um item, o site redireciona para uma página similar à de pesquisa de registro, com opções de nomes e sobrenomes, datas, etc.

Abaixo do bloco de pesquisa por nomes e da lista de coleções indexadas, o site apresenta uma série de coleções disponíveis naquela localidade apenas por imagem, sem indexação. Vale vasculhar cada registro para tentar localizar os livros. Neste caso, não tem atalho. Tem que navegar entre os itens e “folhear” virtualmente os livros e grupos de registro.

Eu sei que é um pouco trabalhoso, mas nestas coleções tem muita informação valiosa! O registro da minha antepassada Giuseppina Sartori, de Noale (Venezia), por exemplo, estava na parte não catalogada.
É importante uma ressalva: muita coisa não foi disponibilizada online de forma livre. Neste caso, é necessário entrar em contato com o site para agendar uma possível visita a uma filial da igreja que possua voluntários para te atender. Visitando o local, há mais coleções disponíveis.
Informações complementares
Há outras opções para pesquisa, como busca pelo nome das coleções, buscas diretamente em árvores genealógicas ou já em um catálogo específico.
Há ainda coleções de terceiros, que são referenciadas pelo FamilySearch, mas não estão disponíveis para consulta no site deles.
Se você gostar do sistema, há também a possibilidade de ajudar nos projetos de indexação. São eles que possibilitam o acesso a uma parte cada vez maior desta coleção de dados. Para mais detalhes, acesse esse site.
É isso! O sistema é muito grande, logo, não conseguirei falar de todos os sesus recursos em apenas um post. Se surgir alguma necessidade, posso voltar a falar dele no futuro.
Tem mais alguma dica interessante? Conte pra gente!
Arrivederci! 🙂
Imagem de destaque: