Como muitos sabem, Londres é uma metrópole conhecida mundialmente, atraindo sempre trabalhadores de todos os cantos do mundo, tornando-a uma das mais diversas etnicamente entre as capitais da Europa.
No texto de hoje, quero compartilhar contigo alguns dos dados que comprovam que a capital britânica é, de certo modo, um mundo à parte dentro do Reino Unido.
Curiosidades sobre Londres
- Multilíngue: segundo texto do Museu de Londres, falam-se mais de 300 línguas nas escolas da cidade.
- Cidade de imigrantes: cerca de 37% dos habitantes de Londres não nasceram nas terras da rainha, frente uma média de 14% de nascidos no exterior para todo o Reino Unido.
- Considera-se que o primeiro produtor de sorvete na cidade de Londres foi Carlo Catti, nascido no Cantão de Ticino, uma região da Suíça falante de italiano. Ele chegou à capital britânica em 1847.
- A Chinatown, região conhecida como o centro da comunidade chinesa na capital, começou na região conhecida como “East End” de Londres (algo como limite leste), no século XVIII, com a chegada dos primeiros grupos de trabalhadores da China. Em 1950, porém, a Londres do pós-guerra começou a popularizar a região atual (West End, ou “limite oeste”) como foco desta comunidade.
- Há uma área ao sul da cidade conhecida como Little Portugal, devido à grande concentração de portugueses por lá. Há controvérsia sobre onde exatamente esta comunidade fica, mas diz-se que ela se espalha entre as áreas de Brixton, Stockwell e Vauxhall. Por ali, vivem cerca de 30 mil portugueses, mas também muitos brasileiros. Infelizmente, como muito de Londres, a área tem sofrido forte gentrificação nos últimos anos.
- No senso de 2011, conforme texto do The Telegraph, a população de imigrantes mais comum em Londres era a de poloneses, com 156.900 portadores daquele passaporte, seguidos por Irlanda (141.000) e Índia (123 mil). Talvez isto ajude a explicar o fato de que quase todos os supermercados de Londres possuem algumas opções de alimentos típicos daquele país.
- Das 300 mil pessoas empregadas no setor de construção em Londres, entre pedreiros, engenheiros e outras funções, 50% é proveniente do exterior.
E por hoje é só! Gostou das curiosidades que trouxe para vocês?
Como estamos em um período sem viagens (sim, pandemia ainda), a tendência é que os textos se concentrem neste tipo de conteúdo, além de curiosidades sobre a vida por aqui.
Se tiver curiosidade sobre algum item específico, me conte nos comentários que trago para vocês.
Até logo!
Imagem de destaque: