Viagens, vida no exterior e cotidiano.

Minha São Paulo: os museus que já visitei

Viagens09/04/2018

Olá!

Hoje gostaria de apresentar uma lista (resumida) de museus bacanas para visitar em São Paulo. Jamais tome esta lista como definitiva, pois a capital paulista tem atrações para uma vida inteira e mais um pouco.

Sou cidadão daqui há quase 4 anos. No começo, como mineiro do interior, meu coração ainda estava perdido na Terra da Garoa. Com o tempo, porém, consegui perceber que a cidade tem uma rotina cansativa e com jornadas longas até o trabalho, mas também oferece aquele suspiro merecido sempre que você pedir.

No começo, minha experiência por aqui se restringia a museus, que são maravilhosos.

A vida noturna, de fato, eu só comecei a vivenciar há pouco tempo. Para facilitar, vou dividir a sequência de dicas em mais de uma postagem. A de hoje tratará dos museus que consegui conhecer até então.

São Paulo abriga uma lista surpreendente de instituições para preservação e divulgação artística. Há uma lista maior aqui (que não engloba todas as opções), mas já visitei (e recomendo) os seguintes:

  • MIS (Museu da Imagem e do Som): se você é fã de arte cinematográfica, de TV, música e qualquer coisa similar, aqui é sua melhor escolha.O MIS tem cursos livres, exposições interativas e muito conteúdo bacana. Fica razoavelmente próximo da Av. Paulista.

Visitei o espaço quando a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum estava por lá. Sensacional! Mais informações sobre o espaço, no site oficial.

  • CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil): como o nome já diz, é uma instituição mantida pelo banco homônimo. Abriga exposições bacanas, mas o vislumbre começa pela arquitetura do local. Foi o primeiro prédio próprio da instituição bancária na capital e fica no centro histórico da cidade. As vias ao redor são exclusivas para acesso de pedestres, tornando a visita mais tranquila.

Para mais informações, acesse aqui.

  • MASP - Museu de Arte de São Paulo: museu privado sem fins lucrativos, seu prédio atual é um dos cartões-postais da cidade. Possui acervo dos mais diversos tipos, incluindo até mesmo uma extensa coleção de vestuário. Fica na Avenida Paulista, a principal da capital. Para acessá-lo, uma das opções é por metrô, saindo na estação Triano-MASP da linha 2-Verde. Dá para saber mais aqui.

  • Instituto Tomie Ohtake: homenageando a artista de mesmo nome, o instituto é focado em artes plásticas, arquitetura e design. Me apaixonei por ele quando visitei a exposição que englobava trabalhos da Frida Kahlo e outras artistas sensacionais. Engloba outras estruturas, como um teatro e um centro de convenções, além de oferecer cursos.

Para mais informações, basta acessar o site da instituição. Uma última vantagem é o fato do instituto estar localizado no bairro de Pinheiros, com toda uma área boêmia para explorar.

  • Pinacoteca de São Paulo: a pinacoteca engloba, na verdade, dois grandes espaços: Pina_Luz e Pina_Estação. Só conheci a Pina_Luz, que fica na Praça da Luz. Na época, fui conhecer a exposição hiper-realista de Ron Mueck. A arquitetura do prédio, o trabalho riquíssimo do artista australiano e a atmosfera do local me fascinaram. Por fim, curti alguns momentos no café da instituição. Com vista para a Praça da Luz, é bem agradável.

Recomendo a visita a mais alguns espaços: a Pina_Estação, que fica junto da Estação Luz da CPTM (ambas em frente à Pina_Luz), a própria estação de trem e a Praça da Luz, que também abriga algumas esculturas. Das três opções, a praça exige certa cautela, não sendo um lugar muito seguro. Para o site da instituição, visite aqui.

Como podem ver, há ainda uma lista enorme de instituições para eu conhecer. Entre elas, as que mais me despertam interesse no momento são: Museu da Imigração (site) e Japan House (site).

Atualização em 29/04: Fiz uma visita ao Museu da Imigração! Falo um pouco sobre o que vi aqui.

Também gostaria muito de revisitar o Museu do Ipiranga, que consegui conhecer antes de me mudar para São Paulo. Infelizmente, porém, a instituição está fechada para obras de restauro. Site oficial: http://www.mp.usp.br/museu-do-ipiranga.

Por hoje é só! E você, possui alguma indicação legal além dessas da lista? Se eu me lembrar de algum outro museu que já tenha visitado, incluirei posteriormente no texto.

Arrivederci! 🙂


Imagem de destaque:
Estação Vila Mariana da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo. Photo by Alessandro Di Credico on Unsplash.
© 2021. Un caffè per due. Feito com Gatsby