Viagens, vida no exterior e cotidiano.

Assistindo a uma partida de futebol em Portugal

Morar no exterior16/09/2018

Olá!

O texto de hoje retrata uma experiência bem simples, mas que pode interessar a muitas pessoas que, como eu, venham morar em Portugal.

Na última segunda-feira, 10 de setembro de 2018, fui ao Estádio da Luz (oficialmente, Estádio do Sport Lisboa e Benfica). Para a ocasião, uma partida entre Portugal e Itália para a Liga das Nações UEFA.

O campeonato tem sua primeira edição em 2018/2019, substituindo os habituais jogos amistosos entre as equipes que compõem a UEFA. Para mais informações sobre o campeonato, recomendo os textos de Record.pt e Goal.com.

Uma das primeiras coisas que me surpreenderam foi o valor dos ingressos. Para a parte da arquibancada mais próxima do gramado (eu estava na sexta fileira), o valor era de 15 euros. No dia do jogo, porém, havia ingressos pelo valor de 5 euros (provavelmente para setores menos “nobres”).

Isto, por si só, já mostra um abismo entre os preços praticados no Brasil para jogos da seleção brasileira e para disputas do mesmo tipo em Portugal.

Em primeiro plano, o topo da cabeça de muitos torcedores. Logo atrás, um extenso gramado com alguns jogadores mais ao longe. De fundo, uma enorme arquibancada, em alguns níveis diferentes de poltronas. No topo, vários holofotes em direção ao campo.
Vista da arquibancada (sexta fileira na frente). Foto por Adriano Donato Couto.

Outro fator é em questão ao policiamento. Embora houvesse a polícia e uma equipe de segurança no estádio, a impressão era de que havia muito menos reforço do que percebe como necessário em partidas no Brasil.

Eu não sou fã de futebol, mas pela primeira vez me senti interessado em ter essa experiência. No Brasil, morria de medo de passar aperto em alguma confusão nos estádios. Por conta disso, jamais frequentei.

A torcida portuguesa é, sem dúvida, mas calma do que a brasileira. Embora fizessem festa e alguma algazarra periódica, eram os brasileiros no meio da torcida que se destacavam, seja com gritos de incentivo ou alguns palavrões no calor do momento.

O estado de conservação do estádio era impecável. Poltronas novas, chão relativamente limpo (e com aspecto de novo) e opções de acesso razoáveis.

Embora eu não curta tanto essa modalidade, gostei muito da experiência! O tempo lá dentro da arena passa muito mais rápido do que quando estamos assistindo ao jogo pela TV.

A emoção, por sinal, é indescritível! A energia do pessoal, os gritos, os “olas” e a interação do narrador com o público… Tudo é muito emocionante!

O único detalhe negativo ficou por conta do resultado. A Azzurra jogou de forma fraca, perdendo para Portugal por 1 a 0.

Ah! Se você quiser acompanhar o torneio, há um app oficial.

E você, tem o hábito de frequentar estádios de futebol? Gosta da experiência?

Arrivederci! 🙂


Imagem de destaque:
Estádio do Sport Lisboa e Benfica.
© 2021. Un caffè per due. Feito com Gatsby