Viagens, vida no exterior e cotidiano.

Um pouco da Páscoa no Reino Unido

Curiosidades04/04/2021

Olá!

Como muitos já sabem, estou aqui no Reino Unido há mais de dois anos.

Por conta disso, pude ver um pouco do que cada período festivo costuma ter, incluindo, neste caso, a Páscoa.

No Reino Unido, a Igreja da Inglaterra (ou Igreja Anglicana) foi criada em 1534, a partir do rompimento com a Igreja Católica Romana.

A separação, como se sabe, se deu quando o rei Henrique VIII foi excomungado pelo papa Clemente VII, já que o monarca queria se separar da rainha Catarina de Aragão e se casar com Ana Bolena, com o objetivo de ter filhos homens.

Com isto, o líder mais alto da Igreja Anglicana passou a ser o monarca do Reino Unido, atualmente a rainha Elizabeth II.

Mesmo assim, pode-se dizer que esta igreja ainda possui muitos costumes similares aos da igreja Católica, incluindo a presença dos santos.

A Páscoa é um dos poucos feriados nacionais no Reino Unido com alguma referência à Igreja. Desta forma, também passa a ser uma data aproveitada pela maioria dos civis.

Para o texto de hoje, portanto, gostaria de te apresentar algumas características da Páscoa comemorada por aqui.

Feriado maior

Além da Sexta-Feira Santa (por aqui, Good Friday), a segunda-feira pós-Páscoa também é feriado (Easter Monday).

Já falei da Segunda-feira de Páscoa (também conhecida como pasquetta, ou “Segunda-feira do Anjo”) aqui no blog. Você já viu? :)

No domingo de Páscoa, aliás, a grande maioria dos estabelecimentos comerciais fecha, incluindo supermercados de grande porte e lojas convencionais. A exceção vai para lojinhas “off-licence” (lojas de bebidas e outros artigos, de tamanho reduzido e sem consumo interno) e estabelecimentos mantidos por proprietários de outras crenças, por exemplo.

Comida típica

Ovos de Páscoa

Ovos de páscoa (em caixas) em supermercado da capital britânica.
Ovos de páscoa (em caixas) em supermercado da capital britânica.

Os ovos de Páscoa por aqui, antigamente compostos de ovos cozidos com a casca pintada, são hoje feitos de chocolate, da mesma forma que encontramos no Brasil.

A tendência, porém, é de que eles não tenham brindes no interior e de que a embalagem seja uma caixa de papel decorada, eliminando o volumoso embrulho plástico que nos é tão comum no Brasil e também na Itália.

Entre os ovos disponíveis, um clássico é o ovinho “Cadbury Creme egg”, composto de um chocolate bem adocicado por fora, com um recheio ultra doce branco com o miolo amarelo (simulando a gema e a clara do ovo).

Creme egg da Cadbury em supermercado de Londres.
"Creme egg" da Cadbury em supermercado de Londres.

Além deles, são comuns os coelhos de chocolate das mais diferentes marcas.

Hot cross buns

Hot cross buns em um supermercado de Londres.
"Hot cross buns" em um supermercado de Londres.

Antigamente específicos da Sexta-Feira Santa, são hoje consumidos em todo o período de Páscoa.

São pãezinhos pequenos, geralmente com passas ou groselha adicionadas na massa, mas que também podem conter chocolate ou mesmo frutas secas.

No topo, antes de assar, é feito um corte em formato de cruz, que depois de assado é preenchido por uma cobertura de açúcar.

Simnel cake

Consiste de um bolo de frutas, com cobertura de marzipã e com um círculo de 11 bolinhas do mesmo material colocadas por cima. Cada bolinha representaria um apóstolo, excluindo Judas. Em outras versões, 12 bolinhas são colocadas, com uma representando Jesus.

Antigamente, era consumido no quarto domingo do período da Quaresma, mas hoje costuma ser consumido no domingo de Páscoa.

Pelo que se diz, este bolo remontaria ao período medieval!

Costumes

Caça aos ovos de Páscoa

De acordo com o costume, as crianças que se comportam bem receberão ovos do coelhinho da Páscoa.

Para conseguir os ovos de chocolate, as crianças costumam participar de atividades ao ar livre (ou mesmo em casa) em busca das pistas e de possíveis locais onde o coelho teria deixado os presentes.

“Corrida” de ovos

Esta brincadeira é feita de forma diferente em cada região, mas uma das versões mais comuns consiste em rolar ovos morro abaixo, sendo o ganhador aquele que conseguiu que o ovo rolasse mais longe até (eventualmente) se quebrar.

Extra: Pessach (passover), a Páscoa Judaica

Embora não seja o tema principal deste texto, não pude deixar de notar nos supermercados a forte presença de itens para o Pessach, a Páscoa Judaica.

De suco de uva e outros itens próprios para as celebrações a itens comemorativos, como uma versão de Doritos com uma embalagem especial para a época.

Em 2021, as comemorações para Pessach foram da noite de 27 de março até a noite de 04 de abril (que coincide com a Páscoa cristã).

A “Festa da Libertação, como também é conhecida, relembra o episódio da libertação do povo judaico da situação de escravidão no Egito.

Artigos para Pessach em supermercado de Londres.
Artigos para Pessach em supermercado de Londres.

E por hoje é só! Se sentiu falta de algum elemento, me conte na página de contato que incluo por aqui.

Até logo!


Imagem de destaque:
Foto por Gabe Pierce em Unsplash
© 2021. Un caffè per due. Feito com Gatsby